AVALIEM: A democratização da cultura no Brasil

0 votos
Tema: A democratização da cultura no Brasil

          Há uma distância (física e econômica) que, por anos, inviabilizou a disseminação da cultura, principalmente nas camadas sociais menos favorecidas. Isso gerou a atual discrepância de acessibilidade entre a população e os meios artísticos. Desigualdade essa que precisa ser abolida.

          Segundo a Constituição Federal (art. 215), é dever do Estado assegurar a todos o pleno exercício dos direitos culturais. Porém, os centros de exposições artísticas, por exemplo, continuam a ser construídos cada vez mais longe de periferias e subúrbios, dificultando o acesso dos mais pobres.

          Outra barreira que prejudica o alcance popular é, substancialmente, econômica. Para um povo que, majoritariamente, não está habituado a frequentar exposições teatrais ou festivais de música, parece ser um gasto fútil, principalmente em tempos difíceis.

          Essa realidade precisa mudar. O Estado, junto à sociedade, deve incentivar a cultura, obrigatoriamente, democratizando-a. Dessa forma, o exercício cultural poderá ser praticado por toda população. A promoção de eventos gratuitos também é necessária para que haja um primeiro contato "sem compromisso" com essas experiências, que por sua vez, são protegidas por lei a todos.

Obrigado desde já! :)
Avatar do estudante Perguntou Dez 28, 2016 em Redações de alunos por Emanuel Castro (110 pontos)

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

...