O gabarito de evolução sócio-econômica pré histórica da questão 2 está errado?

0 votos
Galera, resolvendo as questões do "Teste de Vestibular" do material em pdf de história chamado "Pré-história evolução sócio-econômica" deparei-me com uma dúvida na questão de número 2.  Segundo minha análise da questão a resposta mais próxima do correto seria a alternativa "c", mas segundo o gabarito a alternativa correta seria a "d". Então, minha dúvida vem quando na alternativa "d" fala-se a respeito de surgimento de Estado, considerando que a questão trata-se do período pré-histórico Neolítico em que  ainda não há formação de Estado, o qual está associado ao período Idade dos Metais. Gostaria de saber então o porquê de a alternativa "d" estar correta, ou se houve um erro no gabarito. Thanks. xoxo
Avatar do estudante Perguntou Fev 24, 2016 em História por Alice Tawany (220 pontos)

2 Respostas

+1 voto
 
Melhor resposta
A prática de agricultura e a criação de rebanhos está ligada aqueles que possuíam terras, ou seja, começou a privatização de terra, onde as pessoas começaram separar terrenos e, consequentemente, quem obtinha mais terrenos para plantio e criação de gado tinha mais mercadorias e riquezas.
Com relação ao surgimento do Estado, é regra básica, quem tem dinheiro, tem poder, os "ricos" da época influenciava os outros o que levou a ditar regras pelas localidades e nota-se perfeitamente com os povos que surgiram posteriormente está pratica.
Com relação aos instrumentos de controle e apropriação foi um processo natural pois o homem sempre procurou aperfeiçoar e os povos posteriores já apresentavam tecnologias para agricultura e canalização de água.
Avatar do estudante respondida Fev 26, 2016 por Renato Ramos (360 pontos)
selecionada Mar 23, 2016 por Alice Tawany
0 votos
A idades dos metais é considerada por alguns historiadores com um período do neolítico,por isso a alternativa está correta.
Avatar do estudante respondida Abr 14 por Arthur (3,280 pontos)
...