Me avalie por favor! Redação-Desigualdade étnica e de gênero

+3 votos
Falar de desigualdades no mundo de hoje parece absurdo, mas não é. Apesar de tantos discursos, tantas tentativas de conscientização, a desigualdade criada pela sociedade ainda existe, e decorrente disso há a discriminação.
Não se pode considerar tolerante “excluir” alguém pelo simples fato de ser de uma raça ou cor diferente da “maioria” ou porque é mulher. É inadmissível, em pleno século XXI homens se acharem melhores depois de todas as conquistas que as mulheres lutaram para obter, e diante da sua importância para a sociedade, ou até mesmo discriminar alguém por que é negro, ou tem um sotaque diferenciado. O Brasil, desde sua colonização traz essa variedade de raças, cores, e é isso que o torna Brasil!
Certo Provérbio Italiano cita que depois do jogo, obviamente de xadrez, rei e peão vão para uma mesma caixa, e essa é a realidade. Apesar das diferenças externas, das aparências e até dos estereótipos tachados pela sociedade, todos somos iguais de mesmo valor porque essa é a essência da humanidade.
Discriminação e tratamento desigual é um assunto indiscutível, não tem base, afinal somos todos iguais, com os mesmos direitos, deveres, ambições e realizações. Poder aquisitivo, cor da pele, diferença de gênero não torna ninguém melhor que ninguém e isso é o que deve ser pregado.
Somos todos diferentes e, sendo todos conhecedores disso deve haver punição para aqueles que ainda insistem em discriminar, em apontar diferenças, porque aí sim a sociedade começará a dar valor e verá as diferenças com outros olhos, com olhos de sabedoria que verão que ser diferente é o que faz a vida acontecer.
Avatar do estudante Perguntou Out 19, 2015 em ENEM por Isabel Maire (140 pontos)
-> PROPOSTA DE INTERVENÇÃO <- Lembre-se dela, pois tem uma competência que a avalia exclusivamente.
Use mais conectivos.
''Certo Provérbio Italiano cita que depois do jogo, obviamente de xadrez, rei e peão vão para uma mesma caixa, e essa é a realidade.'' Autenticidade muito boa.

4 Respostas

+1 voto
A meu ver, a proposta de intervenção não está convincente.
 Dizer que a punição fará mudar tal percepção do assunto é equivocado, este serve apenas para coibir tal ação causando receio nos demais de sofrerem o mesmo processo e por isso não o  repetindo em alguns casos, porém  permanecendo enraizado e passivo de perpetuação.
Avatar do estudante respondida Out 19, 2015 por Stefanni Lopes (180 pontos)
+1 voto
No ultimo parágrafo por falta de explicação, houve uma contradição, tu escreveu que "Somos todos iguais" e depois que "Somos todos diferentes".
Avatar do estudante respondida Out 19, 2015 por Christian Bacim (140 pontos)
0 votos
"O Brasil, desde sua colonização traz essa variedade de raças, cores, e é isso que o torna Brasil!" Acho que essa frase descontaria ponto, pq é quase que um dito popular, sabe? assim como se tu escrevesse 'a esperança é a ultima que morre' etc. não sei se fui muito clara, mas tenta procurar um pouco sobre isso!
faltou uma solução na conclusão. o que fazer para acabar com a desigualdade? quem faz isso?
ah e sobre a 1 pessoa no plural 'somos' não sei se pode mesmo usar, já vi em alguns lugares que pode e também já vi que não pode usar. prefiro não usar pra não correr riscos rs. mas eu gostei da redação, dá pra ver bem a tua opinião e achei bem legal o provérbio! espero ter ajudado :)
Avatar do estudante respondida Out 20, 2015 por Carolina Oliveira (470 pontos)
–1 voto
Só uma coisinha que me chamou a atenção: na verdade, o provérbio citado é chinês, e não italiano. :)
Avatar do estudante respondida Out 20, 2015 por Bruno Pereira (160 pontos)
na verdade é italiano
...