Avaliem minha redação por favor. Tema: Crise econômica no Brasil

+9 votos
A crise que esta acontecendo no Brasil nos últimos tempos tem dado muitos problemas aos brasileiros, porque atinge principalmente a população e as empresas.
Por causa desta crise, muitas empresas tem fechado suas portas e tem como causador a inflação que aumentou bastante, deixando os impostos, a gasolina e várias outras coisas mais caras.
A crise econômica também trás com ela o desemprego que de 2014 pra cá  aumentou 1,5%, chegando ao total de 8,3%, deixando muita gente desesperada e sem ter condição alguma de cuidar de suas familias.
O atual governo tem como ideia para conter a inflação o aumento dos juros que deixa as tarifas e os produtos feitos por empresas mais caros, tirando o poder de compra dos consumidores, mas após isso os juros e os preços caem, controlando assim a inflação.
O que poderia ser feito pelo governo era criar mecanismos para diminuir o preço da eletricidade e dos derivados ** petróleo, deixando o produto das empresas mais baratos e a população com seu poder de compra, assim a inflação seria mais facilmente controlada.
Portanto resta ao governo tirar às conclusões corretas para mudar esse quadro.
Perguntou Out 13, 2015 em Redações de alunos por Wyllams (0 pontos)
editado Out 13, 2015 por Wyllams
Olá,
observando sua redação, na sua introdução você precisa ser mais objetivo e claro uma vez que apenas compreendi que estava argumentando sobre 'crise econômica' no terceiro parágrafo.
E durante seu desenvolvimento percebi presença de oralidade, o que não consiste em algo evolutivo para sua redação. Então com um pouco mais de prática você melhora.
Bom,eu diria que você poderia usar mecismos da língua para se expressar de uma maneira mais clara,coesa,franca e objetiva.
De uma perspectiva geral,o fato de você saber desenvolver bem o tema,já te eleva na questão de conhecimento.
Sendo assim,eu daria para você 580.
Não estou rebaixando.
Pelo contrário!
Você escreve bem.
Parabéns!

7 Respostas

+3 votos
Olá!

1- Sua redação tem fatos, tem números mas não tem coerência.
2- Você repetiu muitas vezes a palavra crise.
3- Já no início da redação você deveria identificar de qual crise está falando
Exemplo:
Você disse:
"A crise que esta acontecendo no Brasil nos últimos tempos ..."

ao invés de:

" A forte crise econômica que assola o Brasil nos últimos meses..."


Invista mais no seu vocabulário e treine usar sinônimos para não repetir sempre as mesmas palavras. Isso pode dar mais "riqueza" ao seu texto.
Boa sorte!
respondida Abr 19, 2016 por Simone (0 pontos)
+2 votos
Olá!!
Primeiramente, vou comentar de forma geral sobre sua redação. Percebe-se que você possui um pouco de conhecimento sobre o assunto, mas não consegue passar para a sua redação em forma de argumentação. Aparentemente, vemos a predominância da exposição de fatos. Gramaticalmente falando, seu texto apresenta falta de pontuação, acentuação gráfica, vocabulário restrito e uso de termos da oralidade.
respondida Fev 28, 2016 por Morgana Gomes (0 pontos)
0 votos
Na parte em que você diz "Por causa desta crise, muitas empresas tem fechado suas portas e tem como causador a inflação que aumentou bastante" poderia ser reformulada, o momento em que você diz que o causador é a inflação fica meio vago, dificil de resgatar quem tem a inflação como causador, para melhor compreensão acredito que um modo de reescrever de maneira mais clara seria: "Por conta desta crise(poderia substituir por declineo econômico, pois você ja citou crise la em cima) que ascendeu por conta ** alto índice inflacionário dos ultimos meses, muitas empresas tem fechado suas portas." Além desse, há alguns pontos em que a coerência textual fica meio de lado, tente reescrever, boa sorte! ;)
respondida Abr 26, 2016 por Maria Isabel Bastazini (0 pontos)
0 votos
Poucos argumentos organizados, muita redundância, e uma conclusão nada agradável para a bancada... primeiro que, a linguagem da redação deve ser formal, claro, mas essa está formal demais... procure usar algumas palavras fora ** comum, algumas só...
e tenha convicção ** que você está falando, opinião formada com certeza, é isso que o **** quer.
respondida Jul 23, 2016 por Taíssa Tavares (0 pontos)
1- Sua redação tem fatos, tem números mas não tem coerência.
0 votos
Seu conhecimento sobre o assunto está bom. Só acho que você poderia desenvolve-lá melhor. Deixar as ideias mais claras, melhorar a introdução. Tente sempre colocar algum fato histórico na introdução, pra subir sua nota. E quando não souber uma palavra pra substituir, pensa em sinônimos.
respondida Ago 8, 2016 por Ana Luíza da Cunha (0 pontos)
0 votos
Gostei. Muito boa mesmo! Eu daria 760,00.
respondida Nov 30, 2016 por Carlos Filipe (0 pontos)
0 votos
Conversei com uma professora de Português. Ela já corrigiu redações de vestibular e disse que, chorado, daria uns 200 pontos. São vários os motivos:

- Uma única frase formando um parágrafo inteiro;
- Texto com ideias desconexas; uma hora começa a falar de uma coisa, outro parágrafo fala de outra totalmente diferente. Não segue muito bem a estrutura:

Primeiro parágrafo: dar a sua opinião sobre o tema.
Segundo e terceiro parágrafos: argumentar.
Quarto parágrafo: dar uma proposta de intervenção.

- A intervenção social deveria ser trabalhada no presente, não no passado. Exemplo: Deve-se... O governo deve...

- Problemas de acentuação (crase indevida, lá pelo final) e vírgula (falta dela!)

- Dados interessantes, porém nada haver com o tema. que é crise econômica (o desemprego seria então tratado como uma consequência, não como o foco ** assunto!)

- Pouco desenvolvimento da argumentação



Como melhorar:

- Leia muitas redações nota mil. Se quiser, passe elas a limpo no papel para praticar a escrita.

- Veja vídeos na internet de redações comentadas.

- Pratique! Pratique! Parabéns por ter a coragem de postar aqui e receber críticas ;)
respondida Ago 22 por Jasmine Costa Jardim (0 pontos)
BEM-VINDO! ♥

Este é um fórum de discussão de usuário para usuário.

Aqui você pode colaborar com outros alunos e receber ajuda rapidamente.
REVISÃO ENEM 2017:
Faça sua matrícula!
...