Tema: Diálogo entre ciência e sociedade

+15 votos
A ciência que avança cada dia mais em relação a sociedade, consegue realizar descobertas essências que melhora a qualidade de vida, diminuindo a taxa de mortalidade de diversos países. Tendo em vista a difícil linguagem usada neste meio de estudo dificultando a compreensão popular, como também a as desconfianças e o forte apego a costumes regionais e culturais.
    Revistas técnicas como a Science ou a Discovery, trás abordagem sobre o avanço no conhecimento cientifico, tais como conhecimento em um novo vírus que pode tratar doenças como a Ebola ou a febre amarela na Africa. Entretanto, a notícia não chega ao público geral sendo difundida e argumentada de diferentes pontos de vista por jornalistas ou meios de comunicação causando assim, grande problema entre a sociedade pelo seus costumes morais ou religiosos como o Brasil, não confiando nas pesquisas realizadas.
    A ciência e a tecnologia influencia todos os aspectos das sociedades contemporâneas. há um vasto hiato entre a ciência e a sociedade que não permite uma completa interação e comunicação entre estas duas realidades, pelo fato da sua palavra ser muito técnica ou diferente do habitual da população.
    Desta forma é difícil construir uma relação de confiança, compreensão e cooperação. Aproximar a ciência e a sociedade é a solução para o aumento da literacia científica e participação pública na investigação feita em benefício de todos. O papel da comunidade científica na desmistificação do envolvimento do público na ciência é crucial. Os investigadores desempenham um papel fulcral na disseminação da informação científica, mas a complexidade de muitas questões científicas tornam complicada a missão de transmitir o conhecimento ao público.
Avatar do estudante Perguntou Jul 29, 2015 em Redação por Adriano (2,410 pontos)
editado Ago 2, 2015 por Adriano
Seu texto está muito bem escrito,só um ponto eu gostaria de apontar.Você faz muito uso de palavras difíceis que,podem dificultar a compreensão do seu texto devido ao não conhecimento de certas palavras como literacia e fulcral.Espero ter colaborado!!
Obrigado por seu comentário, e verdade preciso melhorar mais nesta parte. Agradeço muito e bons estudo
na minha humilde opinião faltou originalidade no seu texto, é fato que os textos motivadores podem ser usados, porém, no seu caso, houve uma nítida reprodução.
Muito boa redação, parabéns!
Eu acredito que o uso de palavras difíceis só não é recomendado se o escritor estiver usando desse artifício para compensar um texto pobre em argumentos, o que não é o caso. Além disso, os corretores de redações de vestibulares tem um conhecimento amplo da língua portuguesa, o que torna fácil a compreensão de um vocabulário rebuscado.
CORREÇÃO ORTOGRÁFICA:

A ciência que avança cada dia mais em relação à sociedade, consegue realizar descobertas essenciais que melhoram a qualidade de vida. Assim, diminuindo a taxa de mortalidade em diversos países. No entanto, a difícil linguagem usada neste meio, acaba  dificultando a compreensão popular. E além disso, aumentando a desconfiança e o forte apego a costumes regionais e culturais.

Periódicos como a Science, trazem abordagens sobre o avanço do conhecimento cientifico. Pode-se citar como exemplo, um novo vírus que pode tratar doenças como a Ebola e a Febre Amarela. Entretanto, a notícia não é acessível ao público geral. Sendo difundida e argumentada por meio de diferentes pontos de vista.  Deste modo, torna-se causa de desconfiança, por conta dos costumes morais ou religiosos.

A ciência e a tecnologia influenciam todos os aspectos das sociedades contemporâneas. Há um vasto hiato entre a ciência e a sociedade que não permite uma completa interação entre eles. É difícil construir uma relação de compreensão e cooperação.

Conclui-se que o papel da comunidade científica na desmistificação de mitos e interpretações equivocadas é crucial para o envolvimento do público na ciência.  Os veículos de comunicação científica desempenham um papel importante na disseminação da Informação, mas a complexidade de muitas questões tornam complicada a missão de transmitir o conhecimento ao público. Aproximar a ciência e a sociedade é a solução para o aumento da literacia científica e participação pública na investigação feita em benefício de todos.

3 Respostas

+2 votos
 
Melhor resposta
oi Adriano...
vc está melhorando..
mais vamos lá..
-não deu de entender bem o que vc quis dizer no segundo paragrafo depois de "entretanto"  tente ler em voz isso ajuda na  coesão
-tente  também separar  bem as suas ideias antes de fazer o  texto para assim não confundi-las
abraços !
espero ter ajudado
Avatar do estudante respondida Jul 29, 2015 por Debora Bandeira (1,210 pontos)
selecionada Jul 29, 2015 por Adriano
Removi o no entanto do 2° parágrafo por favor e já acontecendo há um vasto hiato não sei se ficou legal, mas busco melhorar.
é melhor não utilizar palavra difíceis ..
por exemplo o que quer dizer "fulcral "?
.


''Entretanto, a notícia não chega ao público geral ela é difundida e argumentada de diferentes pontos de vista causando assim, grande problema entre a sociedade pelo seus costumes morais ou religiosos como o Brasil

essa parte não entende!

acho que vc quis dizer que ela  é difundida e argumentada entre os cientista já que ela não é popular na sociedade é isso?

se vc especificar fica melhor a compreensão

espero ter ajudado..
até
Obrigado Debora com certeza irei praticar não consigo avaliar direito mas você me ajudou muito está ótimo.
Até
0 votos
Tome cuidado com algumas concordâncias.... " as revistas tal e tal ... trazem e não 'traz"... e também achei a segunda frase do primeiro parágrafo meio sem sentido.
Avatar do estudante respondida Jan 17, 2016 por Renata (160 pontos)
0 votos
Ótima redação, bom domínio do tema, excelente conhecimento sobre o tema, coesão, peço para que verifique mais a pontuação e a utilização de conectivos . Parabéns!
Corrige a minha?
Avatar do estudante respondida Mar 29, 2016 por Débora (250 pontos)
...