Pessoal, façam críticas à minha redação! Tema - Corpo: limite entre estética e saúde

+62 votos
Tema: Corpo: limite entre estética e saúde.
  
  Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes. A busca pelo “corpo perfeito” caracterizado pelo padrão de beleza, vem ganhando grande espaço na vida da sociedade atual. Logo, para alcançar o paradigma imposto pela coletividade moderna, muitas pessoas arriscam a vida em busca de um padrão, muitas vezes, inalcançável.
    Nesse sentido, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgias Plásticas e Estéticas, o Brasil, pela primeira vez, passou os EUA e agora é o país com maior numero de cirurgias estéticas mo mundo. Da mesma forma, é crescente o uso de esteróides anabolizantes, principalmente pelo público jovem, em todo o território nacional, além da aplicação de milhares de dietas milagrosas vistas diariamente nas Redes Sociais. Isso mostra a facilidade com que o corpo social é influenciável pelos protótipos.
    Nesse contexto, tal influência, muitas vezes, chega ao extremo e afeta a saúde do indivíduo. Alguns desses, principalmente jovens do sexo feminino, desenvolvem compulsão alimentar coligado à anorexia e bulimia, gerando depressão, e, em alguns extremos, à morte. Isso mostra que é necessário políticas que alertem, sobretudo, aos jovens, dos perigos associados à insatisfação corporal.
    Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindível a intervenção governamental, por meio da criação de campanhas de saúde associadas a esse assunto e lideradas por profissionais qualificados; bem como a divulgação desses projetos por parte dos meios de comunicação a fim de que se alcance um maior número de pessoas. Dessa forma, muitos terão acesso à informação e o padrão poderá ficar em segundo lugar quando o objetivo for uma vida saudável.
Perguntou Jun 22, 2015 em Redações de alunos por Anônimo (740 pontos)
Muito boa a sua redação Parabéns. Você apresentou domínio de conhecimento sobre o tema o desenvolvendo de forma correta.
Corrija a Minha por Favor
Cuidado com as marcações temporais "vem ganhando grande espaço na vida da SOCIEDADE ATUAL" Não é só na sociedade atual que vem ganhando, os gregos já tinham essa preocupação.
Ótima redação, em consonância com a intervenção do Governo, faltou explicitar a contribuição da sociedade na conclusão da sua redão.  Você está de parabéns!
Obrigada pela dica, Francisco.
Oi, Isaías, obrigada por comentar. Entendo seu ponto de vista, mas acredito que na Grécia não se tinha essa preocupação nos mesmos níveis que atualmente, não é verdade? Só quis enfatizar que essa compulsão atualmente é exacerbada.
Beijos!
Muito boa sua redação! Só alguns detalhes que podem te acrescentar, no terceiro parágrafo tente expor o problema e mostrar suas consequências na sociedade. No último parágrafo responda qual é a solução do problema com as seguintes perguntas mentais... o que pode ser feito,como pode ser feito, quem vai fazer e por que isso deve ser feito. Acho que isso vai te ajudar muito na sua conclusão e vai sanar todas as perguntas que a banca irá fazer.
Redação boa. Mostrou que tem domínio sobre o tema. Mas umas dicas  para alcançar a nota mil, é atentar-se em colocar mais explícito seus dois argumentos na introdução. Cabe ressaltar também a conclusão, para tirar 200 deve ter dois agentes sociais, ter o como e  para que da proposta de intervenção .

12 Respostas

+4 votos
Sua redacao serve de inspiracao porque minha prof do curso upt passou esse tema e ja tou cansada de tanto erros comuns
Avatar do estudante respondida Set 3, 2015 por danile (170 pontos)
+3 votos
“corpo perfeito”, cuidado com as aspas, só use-as em citações ou palavras de língua estrangeira!
Avatar do estudante respondida Set 29, 2015 por Lucas Armbrust (170 pontos)
é certo  mim questionar a respeito de uma frase,que logo vira uma pergunta?
Não, Manoel. Contanto que você responda a essa pergunta. E o questionamento não deve ser direcionado a você de forma tão precisa.
Oi, Lucas, obrigada por comentar, mas não concordo com você. rs
Usei aspas porque quis enfatizar o termo e mostrar que não é uma realidade tão possível, como explicado mais à frente.
Beijos!
Na verdade pode sim usar as aspas, e existe outras ocasiões para usar além de palavras estrangeiras e citações. Em neologismos, arcaísmos e gírias são permitidas :)
+2 votos
Excelente texto! Demonstrou as competências exigidas pelo Enem e ARRASOU! HAHAHA
Avatar do estudante respondida Out 10, 2015 por Nathália (1,040 pontos)
+2 votos
Parágrafo 1 : Você poderia fazer uma gradação com as palvras : Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes.
Ficando assim : Dieta , academia , anabolizante e cirurgia plástica.
Parágrafo 2 : Cuidado com referências , elas podem ser enganosas
com maior numero de cirurgias estéticas mo mundo.= erro ( do mundo )
Redes Sociais = minúsculo pq não é nome ou sigla
coligado à anorexia e bulimia = acho que nesse caso não se usa crase
Avatar do estudante respondida Fev 5, 2016 por Dan Daniel (390 pontos)
+1 voto
Nota 1000 no enem te aguarda <3
Avatar do estudante respondida Set 13, 2015 por Jaqueline Oliveira (140 pontos)
+1 voto
Fiz uma redação com o tema (Corpo perfeito) tem como ver se ficou boa? primeira vez que faço uma desse estilo, to treinando para o enem desse ano!


                         Cirurgia, dietas absurdas e usos indeterminados de remédios, são muitos os casos que deparamos em jornais e revistas, pessoas normais a procura do corpo perfeito, mas afinal será que existe o corpo perfeito?
                           Não e de hoje que a nossa sociedade impõe novas regras que tem como nome "padrão de beleza" causando então desconforto físico e psicológico de quem hoje não está nesse padrão. Estudos feitos pela Sociedade Brasileira de Cirurgias Plasticas (SBCP) afirmam que houve um aumento de 141% em relação aos adolescentes entre 14 a 18 anos que já tiveram sua primeira cirurgia plastica, numero muito grande comparando com a idade.
                            Portanto estamos vivendo ambiente divido onde um peso a mais ou nariz menor ou maior causa divisão de grupos sociais, e quem busca manter nos padrões acaba tendo atitudes extremas para chegar no que deseja, além do enorme pedido por cirurgias plasticas, hoje temos propaganda de dietas  ou remédios milagrosos que oferece a perca de peso rápida, o grande numero de usuários de anabolizantes ou estimulantes sem prescrição medica também tem crescido e conseqüentemente tem aumentado os problemas de saúde que esses medicamentos causam chegando até o óbito.
                            Entre esses casos, a iniciativa do MEC em organizar palestras nas escolas por médicos e os próprios professores alertando as causas e efeitos e incentivar a aceitação dele mesmo dentro dos grupos sociais. Outro órgão do governo e o ministério da saúde com a proibição de propagandas de dietas milagrosas e a proibição das vendas desses medicamentos proibido de comercialização.
Avatar do estudante respondida Mar 17, 2016 por Victor Lima dos Santos (140 pontos)
Gostei muito da sua redação, certeza que se você continuar assim sua nota será maravilhosa haha :)
Bom dia...
Na introdução a palavra "indeterminado" poderia ser substituída por "indiscriminados" seria mais apropriado no contexto.
Outro ponto crucial é a conclusão. Não esqueça de especificar e detalhar cada medida a ser tomada e o órgão competente a ser definido.
Continue treinando, você está indo no caminho certo.
0 votos
Gostei muito. Está bem estruturada e elaborada!
Avatar do estudante respondida Out 20, 2015 por Anna Beatriz (190 pontos)
0 votos
Sua redação ficou boa, mas você poderia ter melhorado em algumas partes, por exemplo:

Parágrafo 1 ( introdução): você foi muito curta com as palavras ''Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes" elas ficaram meio 'soltas' no texto. No entanto, de modo geral, sua introdução ficou boa, visto que você soube resumir sua redação inteira em um só parágrafo.

Parágrafo 2 (desenvolvimento): este parágrafo seria  o inicio do texto, aqui você deveria começar o seu texto sem ligar literalmente a introdução com o desenvolvimento, esse é um erro muito comum, pois  muitas  pessoas usam uma conjunção para dar continuidade a introdução, trazendo uma ideia vaga ao texto, em vez de você usar ''nesse sentido, segundo a Sociedade Internacional de...'' você poderia ter apagado a conjunção, e seu texto ficaria bem mais interessante se você começasse seu parágrafo assim:  ''segundo a Sociedade Internacional de...''
Avatar do estudante respondida Dez 15, 2015 por Gabriella Martins (130 pontos)
0 votos
Excelente. Te daria um 1000 no ENEM.
Avatar do estudante respondida Jan 17, 2016 por Renata (160 pontos)
Leis de Newton
0 votos
Fique atenta a competência n* 2,  com este texto,  vc tiraria  uns 80 pontos na mesma.
Avatar do estudante respondida Mai 15, 2016 por Guilherme Alves (230 pontos)
...