''A Igualdade de gêneros em discussão no século XXI''Alguém para avaliar?

+4 votos
''A luta desigual''


                 Igualdade de gêneros,se define pela busca da igualdade entre homens e mulheres perante aos seus papéis desenvolvidos e protagonizados na sociedade.No entanto,devido a esteriótipos,cuturalmente embutidos na mesma ,as mulheres são inibidas de desenvolver as suas capacidades pessoais e intelectuais em diversos âmbitos.
Culturalmente,as mulheres sempre foram vistas como as protagonistas da ''reprodução'', enquanto os homens protagonistas da ''produção''.Historicamente, a mulher desempenhava papéis relacionados a educação dos filhos e manuntenção do lar,enquanto os homens,desempenhava um papel que envolvia força física para a execução de diversos trabalhos,em uma época em que existia uma supervalorização da força física.Entretanto,os instrumentos de trabalho foram se modernizando,e a mulher foi ficando inferior quanto aos pápeis desenvolvidos pelo homem na sociedade.Este, que sempre se via no ''comando'' de tudo.
Este conceito de superioridade masculina,se faz presente também na literatura, onde as escritoras ,utilizavam pseudônimos com nomes masculinos,para se ocultar,e ter suas obras valorizadas, devido ao enorme preconceito da época.É notável por este,entre outros fatos,que foi havendo uma construção cultural,onde o homem era visto sempre como figura superior em relação a mulher.

Ao longo do tempo, as mulheres foram refletindo, quanto ao seu espaço na sociedade,e com isso surgiram diversas conquistas,ao longo dos anos, como  exemplo, a participação da mulher na política.O fato do Brasil possuir uma mulher na presidência,não significa igualdade, uma vez que nos três poderes (executivo,legislativo e judiciário) a quantidade de mulheres é muito inferior, visto a quantidade de homens existentes;mulheres ainda enfrentam dificuldades em entrar em diversas áreas profissionais onde restritamente e cuturalmente são para ''homens'', áreas que geralmente envolve: cáuculos,raciocínio lógico e força.

Visto que,as mulheres em pleno século XXI,ainda sofrem com a desigualdade de gênero, é de grande importância a construção de políticas públicas que possam coibir a ação de pessoas que inferioriza o outro por causa do gênero ,assim como,multar as empresas que diferenciam salários,em decorrência do gênero. No entanto,para combater a ''raiz'' as desigualdades dos gêneros, a educação se faz parte fundamental e primordial neste processo,tornando assim necessário,ainda no ensino básico,educar as crianças mostrando que, embora meninos e meninas sejam diferentes visualmente,são iguais em direitos,deveres e merecem respeito independente do gênero que possui.
Avatar do estudante Perguntou Abr 4, 2015 em ENEM por Stephanny Franco (180 pontos)

3 Respostas

+1 voto
 
Melhor resposta
Na introdução, utilize a contextualização histórica  e a tese, sempre a antecedendo por elementos coesivos - como forma de retomada da alusão histórica. "Com base nisso" e "nesse contexto" são bons exemplos, mas lembre: apresentar explicitamente na tese (último período) o que vai ser abordado no texto;
evite o óbvio! opte pela utilização de quatro parágrafos;
"a diferença visual" - há uma tendência de associar gênero a sexo biológico, então, a meu ver, essa diferença seria melhor retratada  se fosse "sexual" ou "anatômica";
atenção à gramática:
"Igualdade de gêneros se define pela busca da igualdade entre homens e mulheres perante os seus papéis desenvolvidos e protagonizados na sociedade. No entanto, devido a esteriótipos, culturalmente embutidos na mesma, as mulheres são inibidas de desenvolver as suas capacidades pessoais e intelectuais em diversos âmbitos. Culturalmente, as mulheres sempre foram vistas como as protagonistas da ''reprodução'', enquanto os homens, protagonistas da ''produção''. Historicamente, a mulher desempenhava papéis relacionados a educação dos filhos e manutenção do lar, enquanto os homens desempenhavam um papel que envolvia força física para a execução de diversos trabalhos, em uma época em que existia uma supervalorização da força física. Entretanto, os instrumentos de trabalho foram se modernizando, e a mulher foi ficando inferior quanto aos papéis desenvolvidos pelo homem na sociedade. Esse, que sempre se via no ''comando'' de tudo.";
deeeeeesapega de locuções verbais no gerúndio! "foi ficando" NADA... a mulher "fica"!

As ideias estão ótimas, apenas precisam ser mais estruturadas... Você vai longe!!! =)
Avatar do estudante respondida Abr 4, 2015 por Vitória Queiroz Marques (370 pontos)
selecionada Out 19, 2015 por Stephanny Franco
+2 votos
Vou fazer um breve comentário, até pq estou longe de ser um aluno redação nota 1000 kkk
mas vamos lá, uma dica, acredito que se você utilizasse mais sinônimos a redação ficaria bem melhor na leitura(não está ruim) mas perceba quantas vezes você utilizou a palavra "mulher" , sabe aquela história do 'queismo '?? pois não acontece só com o "que" repetir outras palavras excessivamente pode prejudicar a nossa suada redação.
espero que minha humilde dica seja te ajude em alguma coisa. :)
Avatar do estudante respondida Abr 4, 2015 por larissa lyra (10,710 pontos)
+1 voto
No segundo paragrafo é ''os homens desempenhavam'' no plural e  sem virgula porque a virgula corta o sentido, ficou muito bom sua redaçao principalmente sua proposta de intervenção, concordo com a larissa investir nos sinônimos. Cuidado em colocar muitas palavras com aspas da a impressão de duplo sentido durante todo o texto ou figuras de linguagem. A desigualdade de genero nao é apenas no mercado de trabalho, o conceito tambem se enquadra no direito ao voto, direito a liberdade,  direito em relaçoes sociais. O paragrafo tem que ser feito em todo o texto e nao apenas no primeiro, e cuidado para nao acostumar a escrever demais, sei o quanto é tentador mas no pc é uma letra e no papel fica outra e ocupa muito espaço.
Avatar do estudante respondida Abr 4, 2015 por Ana Barbara (3,930 pontos)
...